
Histórias Autênticas
A Jordânia foi o despertar duma curiosidade pelo mundo árabe que culminou na criação deste projeto.
Mesmo num mundo com uma enorme quantidade de informação acessível sentimos uma falta de conhecimento sobre o Médio Oriente. Para colmatar essa lacuna a nossa equipa seleciona e divulga as notícias e análises mais relevantes para quem se interessa pela região.
Para tal transformámos o nosso interesse pessoal e antigo de acompanhar temáticas ligadas ao Médio Oriente numa plataforma de partilha de conhecimento e experiências sobre esta zona do mundo, algo cuja necessidade se tornou mais evidente com os desafios vividos nesta região.
Tudo começou quando Tomás Almendra viveu 5 anos na Jordânia, onde aprendeu árabe e teve um contato em primeira mão com a cultura e história desta área regional.
Aspiramos a estreitar as relações entre o público português e a rica tapeçaria cultural, histórica e social do Médio Oriente. Através de uma abordagem inclusiva e erudita, este espaço oferece ensaios e artigos que desvendam as tradições, artes, política e economia da região. Procuramos desconstruir estereótipos e fomentar um entendimento mais profundo e humanizado das diversas nações e culturas que constituem o Médio Oriente.
​
Este projeto, para colmatar a dificuldade de acesso de falantes de Árabe a notícias sobre esta realidade, assume-se como bilingue (português-inglês) mas também aceitamos o desafio de ter um espaço em língua árabe, com um acervo das notícias mais interessantes para este universo.

Quem Somos
Conheça a equipa responsável pela criação e desenvolvimento deste projeto:
Tomás Almendra
Fundador
Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e mestre em Estudos Asiáticos pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa. Foi durante o mestrado que materializou o interesse pelo Médio Oriente, aprofundando a dimensão interna inerente à escassez hídrica no Reino Hachemita, na Jordânia. Participou num projeto de voluntariado no Egipto, em Assuão, e nas horas vagas dedica-se ao estudo da língua árabe, tendo realizado cursos no Cairo e em Amã. Atualmente frequenta o mestrado em Relações Internacionais.
Entrar em Contato
Contato
Manuel Raposo
Diretor Relações Institucionais
Licenciado em História e com um percurso profissional na área de Relações Internacionais e diplomacia pública, Manuel Raposo é um interessado na história do Médio Oriente de longa data, com particular foco nas tribos pachtuns do norte do Paquistão.
Entrar em Contato
Contato
Carlos Silva
Diretor Cultural
Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, atualmente é aluno de mestrado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Interessa-se pelo passado em geral e pelas interações entre a Península Ibérica e o Magreb na Idade Média e na Época Moderna em particular. Tais interesses são conplementados por tópicos contemporâneos na área das relações internacionais.
Entrar em Contato
Contato